sábado, 5 de maio de 2012

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura nos Países Lusófonos

Assinala-se hoje, dia 5 de Maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura nos Países Lusófonos, data que foi instituída a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde. 

O documento da CPLP justifica a comemoração deste dia pelo facto de a língua portuguesa constituir, entre os povos da comunidade, «um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada». 

Declara ainda que a língua portuguesa é um «meio privilegiado de difusão da criação cultural entre os povos que falam português e de projecção internacional dos seus valores culturais, numa perspectiva aberta e universalista» e, «no plano mundial, fundamento de uma actuação conjunta cada vez mais significativa e influente». 

É língua materna dos habitantes de Portugal e do Brasil e de parte significativa das populações de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, países que a têm como língua oficial. 

O Português é também falado nos antigos territórios de Goa e Macau

Como língua materna ou segunda é falada pelos membros das várias comunidades de emigrantes, com um número significativo, na Europa (França, Alemanha e Luxemburgo), América do Norte (Canadá e Estados Unidos), América do Sul (Venezuela) e África (África do Sul), num total de cerca de quatro milhões e meio de locutores. 


Este dia comemora-se um pouco por todo o mundo. Vê como... Clica na imagem! 



Excerto do filme Língua - Vidas em Português (2002), de Victor Lopes:

Sem comentários: